"Renuncie aos desejos e encontrars o que seu corao deseja" (So Joo da Cruz).
Sobre mim

"Cristo meu nome e Catlico meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica. Um me distingue, o outro me designa. por este sobrenome que nosso povo distinguido dos que so chamados herticos" (So Paciano de Barcelona).

Regina Caeli
(Rainha do Cu)


Rogai por ns!

Link-me



Igreja Catlica Apostlica Romana

A Igreja de Cristo forte e mesmo que um milho de inimigos se levantem contra ela, outros tantos, homens de vossa dextra poderosa sero suscitados para combater as heresias e guardar a f inviolada da Madre Igreja Una, Santa, Catlica e Apostlica.

Santo Elias


Padroeiro do Blog!

Goodies

Ilustradores de post
Plaquinhas

Papa Bento XVI


"E eu te declaro: tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno no prevalecero contra ela" (Mat 16, 18).

Arquivos

A Igreja Catlica e a cincia I
A Igreja Catlica e a cincia II
Cristo na Eucarstia
Cruz de Jesus Cristo
Gnero: o que isso?
Intolerncia catlica
Matrimnio cristo
Mitos sobre a Igreja Catlica I
Mitos sobre a Igreja Catlica II
Modstia no vestir
O caso Galileu
Os dez mandamentos
Padres pioneiros cientficos I
Padres pioneiros cientficos II
Primado de Pedro
Santa Missa
Sem sacrifcios?

Defesa da Vida

Clique

Vdeos

Antropotesmo
Conclio Vaticano II
Devoo Santssima Virgem
Evolucionismo
Existncia de Deus
Histria da Igreja Catlica
Idade Mdia
Liberalismo
Orao Mental
Romantismo
Sacrifcio da Missa

Santa Joana dArc


Padroeira do Blog!

Artigos

Conclio Vaticano II
Feminismo e marxismo
Iluminismo
Martinho Lutero
Nova Missa
O primado do papa
Protestantismo II
Pureza
Santo Rosrio
Sensualidade

Award



Linkage

A Grande Guerra + Caifarsa + Montfort + So Pio V

Crditos e Etc

Dirio da Tati


O caso Galileu

Voltando aos posts da série "Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental", apresentada por Thomas Woods na EWTN, comentaremos sobre o primeiro episódio que fala do caso de Galileu, pois tal assunto ainda ocupa um lugar de destaque na mente popular, o que dificulta que as pessoas compreendam que a Igreja não foi uma oponente das Ciências ou coisa parecida.

Não estou aqui para insinuar que toda decisão tomada por importantes membros da Igreja foi sábia e prudente. Ao mesmo tempo, acredito ser justo, quando ambos os lados são ouvidos com justiça. Porém, normalmente não é isso o que acontece. O que acontece é que Galileu é retratado como o grande herói que é irracionalmente vitimizado pelos ignorantes da Igreja Católica. As pessoas injustamente extrapolam e tiram conclusões gerais sobre a Igreja e a Ciência.

Nicolau Copérnico (século XVI) era um astrônomo polonês. Ele acreditava, em geral, no que chamaríamos de Sistema Ptolemaico ou Sistema Solar. Ptolomeu era um astrônomo antigo, grego. Ele propôs que a Terra estaria no centro e o Sol e os outros planetas orbitando a Terra. Os planetas orbitavam a Terra em círculos perfeitos e a uma velocidade constante perfeita. Copérnico dava tudo isso como certo. O que Copérnico sugeriu, porém, é colocar o Sol no centro e ter a Terra como um dos planetas que orbitam o Sol. Isso ficou conhecido como o Sistema Heliocêntrico. O sistema que punha a Terra no centro é conhecido como o Sistema Geocêntrico. O modelo pré-copernicano, não é um sistema ridículo, pois a ideia de que a Terra está no centro e tudo a está orbitando, parece compatível com o senso comum, já que nós não nos sentimos mover. E, na verdade, nós falamos do Sol "nascendo" e do Sol "se pondo". Portanto, havia excelentes argumentos em favor da ideia de que a Terra é que seria inerte e que o Sol é que estaria orbitando a Terra. Tal sistema não teria durado 2 mil anos ou 15 séculos, se não funcionasse de algum modo. Assim, esse foi o sistema que Copérnico iria derrubar ligeiramente.

Copérnico põe o Sol no centro. Ele faleceu em 1543 e quando estava praticamente em seu leito de morte, havia acabado de publicar sua obra, a pedido de cardeais católicos. E dedicou seu famoso livro ao papa Paulo III, quando foi publicado, em 1543. Mas o Sistema Copernicano tinha muito em comum com o de Ptolomeu, apenas trocava a Terra e o Sol, mas não foi submetido a qualquer censura formal católica até o caso de Galileu, no século seguinte. Seu sistema, chamado Sistema Heliocêntrico, era ensinado como uma teoria legítima em universidades jesuíticas por todo o século XVI.

Mas no início do século XVII, surge Galileu, que foi responsável por descobertas na física e outras áreas, mas focaremos no que ele viu em seu telescópio. Apesar de não ter inventado o telescópio, ele lhe deu um uso importante, pois quando Galileu olhou por aquele telescópio, pode ver coisas que debilitavam aspectos do Sistema Ptolemaico. Por exemplo, Galileu notava que há crateras na Lua, quer dizer, a Lua não é uma esfera perfeita, então aquela ideia esférica estava errada. Ele notou que há luas orbitando Júpiter. Isso contradiz Ptolomeu, porque aqui temos algo diferente da Terra, essas luas estão orbitando Júpiter. Mas, mais do que isso, enquanto Júpiter segue sua trajetória, suas luas ficam com ele. Um dos argumentos contra a ideia de que a Terra se movia era que, se a Terra se movesse, ela deixaria a Lua para trás. Mas aqui está Júpiter se movendo e suas luas orbitando com ele. Galileu observou outras coisas pelo seu telescópio também que não podiam ser reconciliadas com o modelo de Ptolomeu, onde tudo orbitava a Terra, etc.

Galileu e seu trabalho foram, na verdade, recebidos e celebrados por eminentes homens da Igreja. Por exemplo, em 1610, o padre Christopher Clavius escreveu para dizer a Galileu que seus colegas jesuítas astrônomos tinham confirmado as descobertas que Galileu fizera com seu telescópio. Em Roma, em 1611, houve um dia de aulas em homenagem a ele. Galileu escreveu: "Fui recebido e favorecido por muitos ilustres cardeais, prelados e príncipes desta cidade". Ele foi ouvido pelo papa Paulo V e teve um dia de atividades em sua homenagem no Colégio Romano Jesuíta.

Em 1612, pela primeira vez em impressão, Galileu disse que favorecia o Sistema Copernicano, ao menos a parte do Sol estar no centro. Ele acreditava no sistema heliocêntrico. Bem, isso não lhe trouxe problemas. Na verdade, nesse escrito específico, uma das muitas entusiásticas cartas de congratulações que recebeu, veio do futuro papa Urbano VIII. O papa que mais tarde, trouxe problemas para Galileu. Mas, em 1612 não houve problema algum com o que Galileu dizia. Então o que está havendo aqui?

Bom novamente, a Igreja está argumentando que o Sistema Copernicano está bem como um modelo teórico, mas ele ainda não está provado como verdade literal.

No próximo post, continuaremos contando o que de fato aconteceu com Galileu.



Por Dia || 13h49  ||