"Renuncie aos desejos e encontrars o que seu corao deseja" (So Joo da Cruz).
Sobre mim

"Cristo meu nome e Catlico meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica. Um me distingue, o outro me designa. por este sobrenome que nosso povo distinguido dos que so chamados herticos" (So Paciano de Barcelona).

Regina Caeli
(Rainha do Cu)


Rogai por ns!

Link-me



Igreja Catlica Apostlica Romana

A Igreja de Cristo forte e mesmo que um milho de inimigos se levantem contra ela, outros tantos, homens de vossa dextra poderosa sero suscitados para combater as heresias e guardar a f inviolada da Madre Igreja Una, Santa, Catlica e Apostlica.

Santo Elias


Padroeiro do Blog!

Goodies

Ilustradores de post
Plaquinhas

Papa Bento XVI


"E eu te declaro: tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno no prevalecero contra ela" (Mat 16, 18).

Arquivos

A Igreja Catlica e a cincia I
A Igreja Catlica e a cincia II
Cristo na Eucarstia
Cruz de Jesus Cristo
Gnero: o que isso?
Intolerncia catlica
Matrimnio cristo
Mitos sobre a Igreja Catlica I
Mitos sobre a Igreja Catlica II
Modstia no vestir
O caso Galileu
Os dez mandamentos
Padres pioneiros cientficos I
Padres pioneiros cientficos II
Primado de Pedro
Santa Missa
Sem sacrifcios?

Defesa da Vida

Clique

Vdeos

Antropotesmo
Conclio Vaticano II
Devoo Santssima Virgem
Evolucionismo
Existncia de Deus
Histria da Igreja Catlica
Idade Mdia
Liberalismo
Orao Mental
Romantismo
Sacrifcio da Missa

Santa Joana dArc


Padroeira do Blog!

Artigos

Conclio Vaticano II
Feminismo e marxismo
Iluminismo
Martinho Lutero
Nova Missa
O primado do papa
Protestantismo II
Pureza
Santo Rosrio
Sensualidade

Award



Linkage

A Grande Guerra + Caifarsa + Montfort + So Pio V

Crditos e Etc

Dirio da Tati


Padres pioneiros cientficos I

Continuando nossas postagens sobre a série apresentada pelo professor Thomas Woods na EWTN, vamos falar hoje, sobre os padres que contribuíram enormemente para o desenvolvimento das ciências. Demonstrando que, não há nenhuma contradição em ser católico e ser cientista, entre fé católica e esforço científico.

Quando você olha a história da matemática, um grande número dos maiores matemáticos que existiram eram jesuítas. No início do século XIX, um antigo historiador da matemática foi catalogar os 300 maiores matemáticos dos 27 séculos passados, indo desde 900 a.C. até cerca de 1800 d.C. Ele encontrou que, dos 300, cerca de 5% eram jesuítas. Os jesuítas atuaram por apenas 2 séculos, daqueles 27 séculos. Os jesuítas fundaram-se em 1540 e depois foram suprimidos em 1770. 35 crateras na lua têm nomes de cientistas e matemáticos jesuítas.

Os jesuítas no século XVIII tinham contribuído para o desenvolvimento de relógios de pêndulo, pantógrafos, barômetros, telescópios e microscópios refletores para campos científicos variados como magnetismo, ótica e eletricidade. Eles observaram, às vezes antes de qualquer outro, as faixas coloridas na superfície de Júpiter, a Nebulosa de Andrômeda e anéis de Saturno. Eles teorizaram sobre a circulação de sangue independente de Harvey, a possibilidade teórica de vôo, o modo como a Lua afeta as marés  e a natureza ondular da luz. Mapas estrelares do hemisfério sul, lógica simbólica, medidas de controle de enchente, introduziram sinais de mais e menos na matemática italiana, tudo isso foi realização típica dos jesuítas.

Os jesuítas construíram a infraestrutura científica de inúmeros países pelo mundo. Por toda a América do Sul, por exemplo, instalaram estações mineralógicas e sismológicas em todo o lugar, que foram úteis para prever o tempo e monitorar vários tipos de desastres naturais.

Foi um jesuíta que escreveu o primeiro livro sobre sismologia nos EUA, padre J. B. Macelwane.  

O padre Giambattista Riccioli foi a primeira pessoa a calcular a velocidade com que um corpo em queda livre acelera até o chão. O padre Francesco Grimaldi descobriu e nomeou o fenômeno da difração da luz. Os dois trabalharam juntos para produzir um selenógrafo, que é um mapa detalhado da superfície da Lua.

O padre Rober Boscovich é louvado por cientistas modernos por ter apresentado a primeira descrição coerente da teoria atômica bem mais de um século antes que a teoria atômica moderna emergisse.

O franciscano Roger Bacon, uma grande figura do século XIII que lecionava em Oxford, é considerado o precursor da revolução científica.  Enfatizava a importância da experimentação e observação. Esses são os aspectos centrais da ciência moderna. Disse ele: "Sem experimento, nada pode ser conhecido adequadamente. Um argumento prova teoricamente, mas não dá a segurança necessária para eliminar toda dúvida; nem a mente repousará na visão clara da verdade a menos que ela a encontre por meio de experimento."  Roger Bacon identificou os seguintes obstáculos à transmissão da verdade: opinião popular não instruída e costume antigo, mas errôneo. Coisas que a Igreja é injustamente acusada de fomentar...

Continuareamos na próxima postagem citando outros padres que contribuíram para o desenvolvimento das ciências. Até lá!



Por Dia || 14h55  ||